12 meninos e o técnico são resgatados com vida em caverna na Tailândia

Os 12 meninos integrantes de uma equipe de futebol que vinham há nove dias sendo procurados na Tailândia, após terem desaparecido com o seu treinador num complexo de cavernas inundadas, foram encontrados vivos.

Segundo o governador regional. Todas as 13 pessoas estão a salvo, de acordo com relatos preliminares.

A dramática operação de resgate que comoveu o país nos últimos dias contava com mil socorristas de diversos países.

“Asseguro que os encontramos. A Marinha tailandesa encontrou todos os 13 com sinais de vida. Depois que médicos avaliarem a condição deles, eles receberão tratamento e poderemos transferi-los”, disse o governador de Chiang Rai, Narongsak Osattanakorn, a repórteres.

“Eles estão a salvo, mas nossa missão não está completa. Nossa missão é buscar, resgatar e retornar. Até agora só encontramos. A próxima missão é tirá-los da caverna e mandá-los para casa”.

Segundo informações de O GLOBO, antes de levar comida até o grupo, será examinado como eles podem se alimentar, “já que não comem há muito tempo”, disse Osattanakorn.

Por enquanto, não está claro quanto tempo demorará para que o resgate seja concluído. Os meninos podem estar sofrendo de desnutrição e baixa temperatura corporal, e dois deles têm asma, segundo o comunicado de Turajane.

Meninos sumidos na Tailândia

Os meninos, que têm entre 11 e 16 anos, e o treinador Ekkapol Janthawong, de 25 anos, desapareceram no dia 23 de junho durante uma excursão ao complexo de cavernas de Tham Luang, que se estende por 10 quilômetros abaixo de montanhas no parque florestal Khun Nam Nang Non, no norte da província de Chiang Rai. A chuva começou a cair depois que o grupo entrou e a água fez com que ficassem presos.

Leia também Simone da dupla com Simaria tem experiência especial em retiro: “Você vê Deus”