GREVE: Linhas da CPTM paralisam serviços e 780 mil passageiros são prejudicados

Na manhã dessa terça-feira, na cidade de São Paulo, os trens da Linha 10-Turquesa não estão em operação, pois os funcionários entraram em greve afetando a circulação de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM.  De acordo com o UOL A greve parcial da CPTM prejudica ao menos 780 mil passageiros hoje.

Os trens da Linha 7-Rubi operam com velocidade reduzida entre estações Palmeiras/Barra Funda e Francisco Morato. Não há circulação de trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato e o percurso está sendo feito pelos ônibus do Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência, a operação Paese.

A Linha-10 Turquesa atende 230 mil passageiros por dia. A CPTM afirmou que não irá acionar a operação Paese para tal demanda porque seria um percurso muito longo de Rio Grande da Serra até o Brás.

A Linha 7-Rubi atende o trecho entre as estações Luz e Jundiaí. A Linha 10-Turquesa compreende o trecho entre as estações Brás e Rio Grande da Serra .

A CPTM teria se comprometido a pagar o PPR em 31 de março, mas informou não ter condições financeiras para o pagamento integral na data. Em nota na noite de ontem, a empresa chamou de irresponsável a decisão dos trabalhadores do sindicato das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, como também a classificou como arbitrária.  A  empresa confirmou que a direção buscou de todas as formas e alternativas no sentido de chegar a um acordo com as entidade sindicais envolvidas.

NOTA SOBRE A GREVE

“O pagamento da segunda parcela (50%) da PPR 2016 dos empregados será efetuado no dia 16/06/2017, com valor corrigido pelo índice IPC-Fipe acumulado nos meses de abril e maio deste ano, evitando qualquer prejuízo financeiro aos seus colaboradores. Mesmo após esse esforço financeiro, na assembleia realizada na noite desta segunda-feira (10), o sindicato das linhas 7 e 10 decidiu pela greve”.

FONTE UOL