Nasa descobre novos planetas que podem abrigar vida como a Terra

A Nasa (Agência espacial Americana), revelou uma nova descoberta de 219 possíveis novos planetas e 10 desses astros têm tamanhos parecidos com o da Terra e orbitam a uma distância que é considera habitável de suas estrelas, ou seja, quando a temperatura do planeta teoricamente possibilita a existência de água em estado líquido.

A descoberta foi publicada em uma versão mais recente do catálogo de potenciais exoplanetas da Nasa explorados pelo telescópio espacial Kepler, que está na sua oitava missão.

Um exoplaneta é considerado habitável quando está localizado nem muito perto de sua estrela hospedeira, sendo assim, portanto, nem muito quente e nem muito distante (e gelado).

Não sendo muito quente e nem muito frio, existe a possibilidade, no exoplaneta, de encontrar a presença de água que não congelaria e tampouco evaporaria. A presença de água é vista como um fator chave para a existência da vida.

Com a divulgação dos possíveis novos planetas, a relação completa de astros nessa categoria já conta com 4.034 candidatos identificados pelo telescópio Kepler. Destes, 2.335 estão fora nosso Sistema Solar e 50 deles preenchem os quesitos primários para abrigar vida – sendo que 30 deles foram confirmados.

Susan Thompson, integrante do grupo de cientistas da equipe do Kepler e do Instituto Seti, de Montain View, nos Estados Unidos, que atua na busca por sinais de vida extraterrestre, explicou sobre o catálogo.

“Este catálogo meticuloso é o fundamento científico que permitirá responder diretamente a uma das questões mais atrativas da astronomia, que é determinar o número de planetas irmãos da Terra na Via Láctea”.

Nasa

De acordo com os responsáveis pela pesquisa, alcançada através das lentes do telescópio espacial Kepler, o catálogo de candidatos a novos exoplanetas, planetas fora do nosso Sistema Solar, consiste no mais detalhado já divulgado pela agência espacial americana . Esse foi o relatório final de um estudo de quatro anos de observação da constelação Cygnus (Cisne).