[Vídeo] Joaquim Barbosa detona Gilmar Mendes, ASSISTA!

O ministro Joaquim Barbosa, foi o primeiro negro a ocupar um assento no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Fluente em quatro idiomas e doutor em direito público pela Universidade de Paris II, o presidente do STF já mostrou que não tem papas na língua e casou polêmicas no período em que atuou no tribunal.

Barbosa foi Relator do processo do mensalão, que condenou 24 réus, entre os quais o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, Barbosa protagonizou, ao longo dos últimos 11 anos, duros embates no plenário do STF com vários colegas de Corte, entrou em confronto com entidades de magistrados e manteve uma tensa relação com advogados e jornalistas.

Relembre polêmicas de Joaquim Barbosa

Barbosa, apenas um ano depois de tomar posse no tribunal se envolveu em sua primeira polêmica como ministro da Suprema Corte.  Na época, durante uma sessão na qual o plenário discutia uma liminar (decisão temporária) que havia permitido o aborto de um bebê anencéfalo, ele travou uma discussão acalorada com o ministro Marco Aurélio Mello, a primeira de uma série com o segundo magistrado com mais tempo de atuação no STF.

Durante à discussão, Joaquim Barbosa afirmou que o colega, autor da liminar, não poderia ter arbitrado sobre um assunto tão relevante monocraticamente. Ao final da sessão, Marco Aurélio afirmou que, se não estivessem no século 21, “certamente” teriam duelado.

Outro momento de tensão

No ano 2009, o presidente do STF teve uma discussão no tribunal, uma das mais tensas da história do plenário do Supremo. Durante o debate, Barbosa acusou o ministro Gilmar Mendes de manter “capangas” no Mato Grosso.

Leia também: Gilmar Mendes vota à favor da chapa Dilma-Temer

“Vossa excelência não está na rua, não. Vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso. Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. O senhor respeite.”

Assista o vídeo

 

https://youtu.be/3WS3JSqj_0w