Você está deprimido ou triste? Reze esta oração do Padre Pio

Você está deprimido ou triste? Reze esta oração do Padre Pio.

LEIA TAMBÉM Testemunho de cura do câncer da esposa de Marcos Mion através da fé em Nossa Senhora

Um pequeno texto anônimo diz: “Erga a mão o mais alto possível e Deus vai completar a distância que os separa”.

É a frase à que eu recorro durante aqueles momentos em que sinto chegar certa escuridão emocional: a depressão.

Para muitos de nós, essa escuridão é um velho e indesejado amigo, o “cão negro” mencionado por Winston Churchill – também chamado de transtorno afetivo sazonal.

Manual de diagnóstico dos transtornos mentais (DSM) contém definições clínicas para a depressão.

Também podemos recorrer à explicação sobre a escuridão espiritual que são João da Cruz escreve em A noite escura da alma.

Seja qual for a maneira pela qual você chegou a um estado depressivo ou qual foi a história que o levou até a doença, a chave nestes momentos é estender a mão e buscar o contato.

O estado de depressão não é um vazio. É um espaço cheio de conhecimento diante do qual estamos momentaneamente cegos.

Quando tentamos alcançar esse conhecimento sozinhos, geralmente ficamos cansados para continuar aprofundando. Por isso, sucumbimos às ondas de desespero.

Buscar o contato não é um movimento intuitivo quando estamos debilitados psicológica e espiritualmente.

Embora tenham nos ensinado que perder a esperança é virar as costas para Deus, o que é pecado, há outro elemento do desespero que é negligenciado. Vem da Regra de São Bento: “Em tudo Deus seja glorificado”.

Em uma recente confissão, estando eu em uma época de depressão, o padre me deu uma penitência bem concreta.

Eu deveria ler sobre Jesus caminhando sobre o mar tempestuoso e sobre o medo de Pedro (em Mateus, 14). Depois, teria que refletir especificamente sobre o momento em que Pedro se desespera e busca a ajuda de Nosso Senhor, naquele segundo antes de Jesus tomar a mão dele.

Foi um momento cheio de dúvidas para Pedro, cuja fé havia fraquejado. Também foi uma resposta intuitiva para uma pessoa que estava se afogando fisicamente: estender a mão, tentar se agarrar a qualquer coisa para salvar a própria vida.

O padre me sugeriu essa imagem para que eu refletisse; uma metáfora para que eu voltasse a estender a mão para Cristo – psicológica e espiritualmente.

Eu fiquei surpresa com a rapidez com que o instinto de sobreviver espiritualmente se emparelha ao desejo de viver fisicamente quando se está esgotado e em águas profundas.

Na tranquilidade por saber que o Senhor tomou a minha mão e que eu não afundarei, costumo ler esta oração. Às vezes, leio-a até três vezes seguidas:

Permanece comigo, Senhor, pois eu preciso que estejas presente para que eu não me esqueça de ti. Tu já sabes como é fácil para mim te esquecer.

Permanece comigo, Senhor, pois sou fraco e preciso da tua força para não cair tão frequentemente.

Permanece comigo, Senhor, pois tu és a minha vida, e, sem ti, não tenho fervor.

Permanece comigo, Senhor, pois tu és a minha luz, e, sem ti, sou trevas.

Permanece comigo, Senhor, para me mostrar a tua vontade.

Permanece comigo, Senhor, para que eu ouça a tua voz e te siga.

Permanece comigo, Senhor, pois eu quero te amar muito e estar sempre em tua companhia.

Permanece comigo, Senhor, se desejas que eu seja fiel a ti.

Permanece comigo, Senhor, pois, por mais pobre que seja a minha alma, quero que ela seja um lugar de consolo para ti, um ninho de amor.

Amém.

(São Pio de Pietrelcina – Oração para depois da Comunhão)

A depressão é uma batalha e, para muitos de nós, uma cruz para carregar por toda a vida. Ao carregá-la da melhor forma possível, podemos, ao mesmo tempo em que pedimos ajuda, ser conduzidos a uma maturidade mais profunda na fé.