Aos 95 anos, Príncipe Philip vai abandonar atividades da realeza

Nessa quinta-feira (4), o Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II da Inglaterra,  anunciou que vai abandonar as atividades públicas reais no outono do Hemisfério Norte, no Palácio de Buckingham.

Philip é o príncipe mais longevo da história britânica, em junho ele completará 96 anos. O marido da rainha Elizabeth é conhecido pelo seu senso de humor peculiar e pela sua lealdade à rainha.

De acordo com o g1, o palácio informou que a rainha vai continuar com sua agenda pública completa e Philip recebeu todo o apoio da realeza ao tomar sua decisão. “Sua Alteza Real o duque de Edimburgo decidiu que não comparecerá a compromissos públicos a partir do outono deste ano”, afirma um comunicado.

O anúncio encerrou uma noite de especulações sobre a saúde do casal real, iniciada com a notícia de que todos os funcionários a serviço de Elizabeth II haviam sido convocados em caráter de urgência ao Palácio de Bunckingham.

Philip e Elizabeth

Elizabeth e Philip casaram-se no dia 20 de novembro de 1947. Eles se conheceram em 1939, quando Philip da Grécia tinha 18 anos e a então princesa, 13. A futura rainha, apelidada de “Lilibet”, contou mais tarde que foi amor à primeira vez pelo louro alto de olhos azuis. Ele, por sua vez, nunca confessou se o sentimento foi recíproco.

“São a atração dos opostos: ela é séria, tímida, introvertida e ele, ao contrário, gosta de gente e da vida social, sendo muito divertido. Enfim, se complementam”, assinalou Marc Roche, autor da biografia A última rainha.

“O príncipe Philip é o único homem em todo o mundo que trata a rainha como um simples ser humano que ela é”, relatou certa vez o ex-secretário privado de Elizabeth II, Lord Charteris.  “É o único que se pode permitir. E isso agrada a ela”, enfatizou ele.

Fonte G1