Lula preso: Sérgio Moro decreta prisão do ex-presidente

Lula preso: O juiz federal Sergio Moro decretou nesta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Lula preso

Ele ficará preso inicialmente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e deve se entregar até as 17 horas de sexta-feira (6), de acordo com o site Gazeta do povo.

Para a prisão de Lula, Moro fez algumas concessões, como a proibição do uso de algemas e a opção para ele se apresentar à Polícia Federal em Curitiba até 17 horas de sexta-feira (6).

Além disso, foi preparada uma sala reservada, “espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física”, diz a decisão.

A prisão determinada por Moro tem como base o entendimento atual do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de cumprimento da pena após condenação em segunda instância.

O Juiz poderia ter determinado a prisão logo após o julgamento dos embargos de declaração, mas uma liminar do STF garantiu um salvo conduto ao ex-presidente até que um habeas corpus pedido pela defesa fosse julgado no plenário pelos 11 ministros.

Como o habeas corpus foi negado na sessão da última quarta-feira (04) por 6 votos a 5, Moro pôde determinar a prisão de Lula.