Pelé, rei do futebol, morre aos 82 anos

 Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o maior jogador da história, aos 82 anos. Pelé, estava internado desde 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, tratando complicações de um câncer no cólon.

LEIA TAMBÉM Sonia Abrão detona Gretchen após foto seminua

Pelé passou por uma cirurgia no local em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

Pelé teve sete filhos e estava casado desde 2016 com Márcia Aoki. Do primeiro casamento, com Rosemeri Cholbi, nasceram Kelly Cristina, Edinho e Jennifer. O ex-jogador também é pai dos gêmeos Joshua e Celeste, de seu relacionamento com a psicóloga Assíria Lemos.

Além desses, Pelé teve duas filhas fora do casamento: Sandra Regina, que só obteve o reconhecimento da paternidade pela Justiça e morreu em 2006, e Flávia.

Pelo Santos, Pelé venceu dez vezes o Campeonato Paulista, torneio do qual foi o artilheiro por nove temporadas seguidas. Ainda foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de clubes, em 1962 e 1963. Foi também com a camisa branca do Peixe que marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969.

Segundo números do Santos, o jogador marcou pelo clube 1.091 gols em 1.116 jogos. Levará consigo marcas que talvez nunca sejam superadas.

É o único tricampeão do mundo – a primeira taça vencida ainda como adolescente, aos 17 anos, na Suécia –, contou 1.281 gols, 95 deles pela Seleção, numa carreira de 21 anos que começou no Santos, em 1956, e terminou no Cosmos, de Nova York, em 1977.

Mãe de Pelé

Pelé teve a companhia de cinco dos sete filhos que teve ao longo da vida, além da presença de alguns netos e de sua mulher, Márcia Aoki. No entanto, uma figura importante da vida do ex-craque segue longe dos holofotes, sua mãe, Celeste Arantes do Nascimento.

A mãe o Rei do Futebol completou 100 anos no dia 20 de novembro deste ano, data da abertura da Copa do Mundo do Catar. Pelé publicou uma dedicatória e agradeceu a dona Celeste pelos ensinamentos ao longo da vida.